Histórico

       Fundada em 2006 em São Paulo, a Cia Ruandeiros de Teatro dedicou-se exclusivamente ao trabalho filantrópico, durante os seus primeiros quatro anos de existência. De caráter educacional, o primeiro espetáculo infantil “A Abelha Chocolateira” contava com a participação de um Apicultor profissional e foi apresentado em diversas escolas, creches, orfanatos, fundações, associações e ONGs. Nesta pesquisa a Cia coloca um "Não Ator" dentro da cena. 


                       Com a chegada de novos integrantes, atores profissionais, a Cia Ruandeiros entra de vez no cenário cultural paulistano e uma nova pesquisa se inicia. Investigação de histórias antigas, músicas e contos dos nossos antepassados são convertidos em dramaturgia e dão forma ao espetáculo “Malucas Histórias de Malucos Loucos”, que estreou em 2010 e desde então foi apresentado em diversos festivais, mostras, parques, praças e escolas.  Em 2014 a Cia Ruandeiros inicia uma parceria com a Cia do Bonfim onde intensifica a pesquisa da Contação de Histórias. O resultado desse encontro é um novo trabalho “A Torre da Má Hora”apresentado em C.E.Us, Bilbliotecas Públicas e Espaços Culturais.
          Em 2015, o grupo começa um novo trabalho de criação sobre a comicidade, o palhaço e o riso que serão a base do novo espetáculo com estréia prevista para o segundo semestre.